domingo, 28 de agosto de 2016

Roteiro de 4 dias por San Francisco - parte 2

CABLE CAR ("BONDINHO")

Nada mais característico de San Francisco, uma cidade de colinas, que andar de bonde, os chamados "Cable Cars", preferencialmente pendurado em uma das grades laterais, com o vento batendo no rosto ...

Em frente a saída de metrô, é possível comprar os tickets para o bondinho. Turisticamente falando, o bondinho mais famoso é do da linha "Powell-Marker", que passa pelo maior número de atrações da cidade. 





Nao tem erro. Basta chegar na cabine de vendas bem em frente ao metrô e comprar os tickets ao preço de sete dólares por pessoa. A fila para andar no bonde se forma bem em frente. Quanto antes chegar, melhor. Nos momentos de pico e em alta temporada, o tempo de espera nas filas pode chegar a uma ou duas horas. 





O que mais me chamou a atenção foi o fato de que tudo é feito manualmente. Desde o freio de parada do bonde, até a curva. 




Uma vez no início da fila, minha dica é correr, literalmente, para o lado esquerdo no bonde. E, logicamente, não vá sentado, mas sim pendurado nas grades deste lado. Mas não se pendure tanto, mantenha-se sempre seguro. Isso, inclusive, é cobrado pelos funcionários. 




Como o lado direito está voltado para as calçadas, a visão não chega a ser ruim, porém é bem menos atrativa. 




A vista é linda, incrível ver as colinas da cidade ( e as vistas quando em seus topos), além de sentir a emoção de estar em um transporte tão antigo, porém tão característico da cidade. 

Não quis inovar e fiz o clássico, o que 99% das pessoas fazem : desci na estação do trecho de curvas da Lombard Street. Também não tem erro, praticamente o bonde todo desce ali e a parada foi anunciada. 


Vista de Alcatraz 


A descida não poderia ser mais bonita. De um lado, uma vista linda da Ilha de Alcatraz e seu presídio. De outro a parte mais clássica da Lombard Street. Só com este passeio me apaixonei por San Francisco. 


LOMBARD STREET 

Ao contrário do que muita gente pensa, a Lombard Street não é apenas aquela rua linda, toda florida e com várias curvas. Este é apenas um trecho da grande Lombard Street, seu trecho mais famoso e, sem dúvidas, o mais bonito. 




Seu trecho mais famoso foi criado em 1922, para facilitar o transito e diminuir a chance de acidentes. 
Atualmente, a rua fica repleta de turistas e os carros são obrigados a manterem a baixa velocidade. 





Não resisti e passei por ela de carro, no meu último dia em San Francisco. Com o Gopro na janela do carona, descemos a rua toda. Imperdível! Rs




Depois de mil fotos por ali, desci as colinas à pé até a baia da cidade, rumo ao Pier 39 


PIER 39 

Construído em 1977, o Pier 39 é uma das principais e mais legais atrações da cidade. 




No pier podemos encontrar músicos ao ar livre, várias lojinhas (principalmente de souvenires) e até um Hard Rock cafe, sem contar os vários restaurantes.







Os principais pratos resumem-se à frutos do mar, principalmente caranguejos. Como sou alérgica, indico o restaurante Luigis, no segundo piso, especializado em massas. Para aqueles que, assim como eu, infelizmente tem que ficar bem longe de camarão e afins rs.




Em 1989, logo após o terremoto de Loma Pietra, o Pier ganhou habitantes bem especiais : os leões marinhos, que sempre dão o ar da graça por lá. 




A migração de leões marinhos aumentou cada vez mais. Primeiramente, eram entre dez a cinquenta animais. Poucos meses após, o número aumentou para trezentos. O recorde foi em 2009, quando a população chegou a 1701 animais. 




O período ideal para ver a maior quantidade de leões é no inverno, já que, no verão, os animais migram para águas mais quentes do sul, para procriação. Mesmo assim, consegui ver cerca de cinquenta animais. 

Os leões sao protegidos pela marinha local, sendo proibido alimentar ou caçá-los. 



PASSEIO DE BARCO PELA BAIA 

Minha maior frustração da viagem foi não ter ido até o presidio de Alcatraz. Não dei bola para os vários avisos de compra antecipada online e deixei para comprar meu ingresso na hora. O resultado foi desastroso : ingressos esgotados para os próximos 30 dias e, após este período, só liberados no site. 




Perdi a ida até Alcatraz, então resolvi fazer o passeio de barco de cerca de uma hora pela baia da cidade. O preço foi de 30 euros por pessoa. 




O passeio é bem legal, temos uma visão do píer, da ilha da Alcatraz, da Golden Gate e de toda a cidade, com narrações sobre curiosidades e história local.

Obs.: o mar estava bem agitado e eu fiquei bem tonta durante todo o passeio, aproveitei bem pouco! E sou acostumada a andar de barco. Sugiro um anti emético antes do passeio ;)


ORLA DA CIDADE E COIT TOWER

Depois de algumas boas horas no Pier, fui andando até o Embarcadero, passando pela Praça da Levis. 




A próxima parada foi a Coit Tower, à pé. Um táxi ou carro valeria bem a pena neste dia, pois a torre fica no topo de uma colina bem íngreme. 

Atenção: a torre fecha as 17h!


CHINATOWN




Como eu adoro andar e ando muito em minhas viagens, fui à pé até Chinatown, seguindo por suas ruas principais cheias de lojinhas típicas até a Union Square, onde terminei o passeio deste dia 





Nenhum comentário:

Postar um comentário