domingo, 4 de setembro de 2016

Roteiro de 4 dias por San Francisco - parte 3

Saindo da Union Square, comecei o dia passeando pela Japantown, um bairro dedicado à cultura nipônica na cidade, cujos primeiros habitantes chegaram em 1860.




Logo depois, cheguei até a Alamo Square, uma praça bem simpática onde ficam as Painted Ladies (damas coloridas).

As painted ladies são um dos símbolos arquitetônicos da cidade, assim como a Golden Gate Bridge, a famosa ponte vermelha. Ou quem sabe sua memória foi refrescada pelas imagens do seriado "Full House"?!



As casas são assim chamadas pelo característico estilo vitoriano, com diferentes cores. Na Alamo Square ficam as  seis casinhas praticamente iguais, vizinhas a uma sétima (de esquina) um pouco diferente. São um dos maiores conjuntos na cidade que resistiram ao terremoto de 1906.

Vi fotos lindas tiradas do alto da praça, porém, infelizmente estava fechada devido à obras quando visitei.

De lá, segui até o Golden Gate Park, um dos maiores da cidade.



O parque é bastante grande, ocupando uma área retangular de aproximadamente 4 km quadrados, ou seja, 20% maior que o Central Park, de New York.

Atualmente, é um dos três parques urbanos mais visitados dos Estados Unidos, perdendo apenas para o próprio Central Park e o Lincoln Park, em Chicago.



Por conta de todo esse tamanho, é necessário foco. Deixei uma manhã e uma parte da tarde e não consegui ver tudo, nem de longe mesmo.




Além de uma linda área verde, ótima para piqueniques e esportes, o parque abriga uma série de atrações, a maioria paga. Entre elas o jardim japonês, museu de Yong (arte moderna), museu de ciências naturais da Califórnia e o conservatório de flores.

Saindo do parque, decidi ter a burra ideia de andar até o mar, mais precisamente a Ocean Beach. Besteira total. Andei mais de quinze quilômetros e a praia não tem grandes atrativos. De lá, peguei um ônibus e desci em Fisherman's Wharf, um píer vizinho ao Píer 39, com diversas opções de alimentação.

Escolhi jantar na padaria/restaurante Boudin, uma das mais clássicas e famosas do local. O destaque vai para os pães ( carregados em mino "teleféricos" pelo restaurante) e a sopa no pão. Deliciosa !!!




 O dia terminou no Píer 39, passando antes pelo navio de guerra americano e o Madame Tussauds.

EXTRAS

Como este foi nosso último dia inteiro em San Francisco, coloco aqui dois extras que fizemos no dia seguinte à este, quando voltamos de Muir Woods e Sausalito 

Realizamos um quase sonho de descer a Lombard Street de carro! Foi muito legal. Como era a primeira vez num carro automático e as ladeiras estavam muito engarrafadas, quase desistimos. Mas acabei achando um caminho alternativo, que furou todo o engarrafamento e fugiu das maiores ladeiras. A experiência foi única, super vale a pena 


Outro lugar bem legal, que infelizmente só passamos de carro, com poucas paradas foi o bairro Castro. 

O bairro é um dos mais famosos da cidade,por simbolizar a cultura homossexual. Vale lembrar que San Francisco foi uma das pioneiras das passeatas. No Castro, é possível ver casais idosos em meio à casais homossexuais, tudo na mais perfeita paz e respeito. 


O cruzamento mais famoso é o da Rua Castro com a 18, cujo chão é marcado com as cores da bandeira gay. Aliás, várias bandeiras podem ser vistas decorando casas e lojas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário