domingo, 25 de setembro de 2016

17 Mile Drive: De Monterey a Carmel

Em meu sexto dia na California, resolvi visitar as cidades Monterey e Carmel-by-the-sea.

Estava hospedada na pequena cidade de Marina, distante 10km norte de Monterey. Escolhi Marina devido aos preços exorbitantes de hospedagem em Monterey e Carmel. Como já falei antes, me hospedei no Best Western Dunnes Inn, em Marina. Estava de carro e o percurso de dez quilômetros até Monterey passou voando.

Como vim de Marina, cheguei primeiro em Monterey (Carmel ficava mais 7 quilômetros distante), mas queria justamente fazer o percurso inverso. Queria primeiro conhecer Carmel e deixar Monterey por último, para ver o pôr-do-sol no píer da cidade. Escolha super acertada, por sinal. A chegada por Carmel é encantadora e achei bem legal ver Monterey a tarde, até porque já estava mais perto do hotel mesmo.

As cidades litorâneas de Carmel-by-the-sea (ou simplesmente "Carmel") e Monterey localizam-se a cerca de 190 km a sul de San Francisco. E pouco menos de 10km uma da outra. São algumas das cidades mais visitadas do norte da Califórnia.

A maioria dos turistas se hospeda em Monterey (principalmente por conta do preço) e faz o caminho até Carmel. É aqui que está o X da questão. Existem duas formas de fazer este percurso. A primeira, mais famosa e provavelmente a que aparecerá logo em seu GPS como opção, é pela auto estrada que não passa pelo litoral. A segunda é por uma estrada litorânea chamada 17 Mile Drive.



Para mim, a única vantagem da auto estrada principal é a rapidez. Em menos de dez minutos o trajeto é completado. Porém, recomendo pelo menos uma vez, fazer o percurso pela 17 Mile Drive.

Antes de viajar, estava conversando sobre meu roteiro com um amigo no trabalho. Ele já tinha visitado estas cidades e me recomendou fortemente a visita pela 17 Mile Drive. E ainda frisou para eu  fazer o sentido Monterey - Carmel por ela. Confesso que estava quase desistindo de andar por esta rota, já que teria pouco tempo para visitar as duas cidades e queria o percurso mais rápido. Mas como esse meu amigo me dá boas dicas de viagem, resolvi arriscar.

A 17 Mile Drive é uma estrada de 17 milhas (cerca de 27 km) que interliga as duas cidades. O que faz essa estrada ser tão incrível é o fato de que ela é uma estrada privativa litorânea, recheada de pontos de parada e visitarão, cercados por belas mansões.  Tudo super bem cuidado e com paisagens naturais e estupendas. Você pode começar por Monterey ou Carmel, tanto faz.


Para andar na estrada é necessário pagar uma taxa de 10 dólares por veículo ( não por pessoa). Basta pagar na guarita e você ganha um mapa do local, explicando os pontos de parada e o percurso da estrada.


Dica: guarde o comprovante do pagamento. Em um dos percursos, eu sai da estrada sem querer, e tive que voltar. Mostrei meu comprovante e na hora autorizaram minha entrada.

O carro é o melhor meio de transporte para fazer o percurso. Todos os pontos de visitação tem estacionamento grátis. Alguns corajosos se arriscam de bicicleta ou à pé. Só recomendo se você tiver boa condição física. Há muitos trechos de subidas.

Ao todo, são 21 pontos de parada. Se você tiver tempo, pode levar até um dia percorrendo as 17 milhas. Eu parei nos pontos de maior interesse e demorei cerca de 2 horas. Tempo suficiente para muitas fotos e pequenos passeios, mas realmente não fiquei parando para explorar cada canto ou fazer piqueniques.

Fui no verão, nos últimos dias de Julho e não recomendo. A região não é quente o suficiente para aproveitar a praia e a névoa só melhora lá para final de Agosto ou início de Setembro. Mas era o que eu tinha de férias e, mesmo assim, o passeio foi lindo.

PONTO 1 - SHEPHERD'S KNOLL 

O primeiro ponto de parada é um mirante com vista para o verde, a baia de Monterey e os morros de Santa Cruz.



PONTO 2 - HUCKLEBERRY HILL 

Um dos pontos mais altos do percurso e com maior vegetação, com as plantas Huckleberry, típicas da região.



Este ponto possui uma pequena trilha, adentrando a mata. Uma dica é fazer o percurso com sapato confortável (preferencialmente tênis), pois alguns pontos são cheios de pedras e bem inclinados.

PONTO 3 - POPPY HILLS GOLF CLUB 

O clube local, criado em 1986 também é ponto de vista.Porém, não consegui entrar no clube (não sei se está sempre fechado ou se eu que dei azar neste dia ...)


PONTO 4 - THE INN & LINKS AT SPANISH BAY 

Resorte em estilo escocês construído pela cia da praia em 1987.

PONTO  5 - SPANISH BAY

Foi neste ponto que, em 1769 Dom Gaspar de Portolá, em uma expedição espanhola, acampou com seus homens, quando estavam em busca da baia da Monterey. Um dos pontos mais bonitos do trajeto.

PONTO 6 - THE RESTLESS SEA 

Ponto de parada com mirante para o Pacífico



PONTO 7 - POINT JOE 

Este ponto foi, por muito tempo e erradamente, considerado a entrada para Monterey.





PONTO 8 - CHINA ROCK 

Denotando construções chinesas nas rochas para facilitar sua pesca no período de 1800 até 1900.



PONTO 9 - BIRD ROCK HUNT COURSE 

PONTO 10 - BIRD ROCK 

Mirante para ver leões marinhos, seaotters e espécies de pássaros da região, se tiver sorte.

PONTO 11 - SEAL ROCK PICNIC AREA 

Um ponto com vista para mar, equipado com mesas para picnic.

PONTO 12 - SPYGLASS HILL GOLF CLUB 

Construído em 1879, aberto a visitação. Honestamente, preferi passar adiante.

PONTO 13 - FANSHELL OVERLOOK 

Mirante com uma vista linda do oceano

PONTO 14 - CYPRESS POINT OVERLOOK 

Local com vista privilegiada para cipreste solitário na rocha. Impossível não parar e tirar várias fotos

Fechado no período de 1/04 até 1/06

PONTO 15 - CROCKER GROVE 

Este ponto faz referência a Charles Crocker, um dos primeiros homens a tornar a estrada um atrativo turístico. Aqui vemos várias espécies da flora californiana.

PONTO 16 - THE LONE CYPRESS

Ícone da estrada, aqui é o melhor ponto de vista para o cipreste solitário na rocha, que está por lá há mais de 250 anos ...



PONTO 17 - THE GHOST TREE 

Assim conhecido devido à silhueta da árvore.



PONTO 18 - PESCADERO POINT 

Um dos primeiros locais de onde é possível ter uma vista da cidade de Carmel.

PONTO 19 - THE LODGE AT THE PEBBLE BEACH 

Espécie de resort aberto ao público. Também pulei

PONTO 20 - PETER HAY GOLF CLUB 

PONTO 21 - PEBBLE BEACH EQUESTRIAN CENTRE 


Todos esses pontos estão explicadinhos no mapa recebido na entrada da estrada. Não fui em todos, mas na maioria. A estrada é linda e super vale a pena. E, reforçando, a chegada por Carmel é linda !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário