segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Roteiro de cinema pelo Bairro de Hollywood

Los Angeles respira cinema e meu primeiro dia na cidade não poderia ter sido diferente. Decidimos fazer um tour pelo bairro de Hollywood, onde já estávamos hospedados.

Como falei antes, este foi o único dia na cidade que fiquei sem carro. Fiz tudo à pé, sem nenhum problema.


UM POUCO DE HISTÓRIA ...

Em 1894, o primeiro filme era exibido na cidade de Nova York. Alguns poucos anos mais tarde, foi criado o primeiro cinematógrafo (aparelho que permitia exibir animações de negativos na presença de luz). Até então, era a costa Leste que gerenciava a empresa cinematográfica norte-americana.

No início dos anos 1900, o empreendedor Moses Sherman comprou as terras californianas correspondentes à região de Hollywood e em 1907, o filme "Conde de Monte Cristo" teve o término de suas filmagens em Hollywood, foi um dos primeiros passos para o surgimento da empresa cinematográfica.

Los Angeles tinha muitas vantagens sobre Nova York para a produção de filmes. As principais eram a mão de obra bem mais barata e a maior quantidade de dias ensolarados.

Em 1914, a Paramount, o primeiro grande estúdio surgiu na região. Em 1925 foi a vez da MGM.

Porém, nem tudo eram flores. Até os anos 20, Hollywood era considerada a "cidade do pecado" dos Estados Unidos e seus filmes, fortemente criticados e censurados. Tal censura atingiu o ápice nos anos 30, sendo revista após.



O QUE VISITAR EM HOLLYWOOD

Foquei minha visita na Hollywood Boulevard, a rua onde se encontra a Calçada da Fama e alguns dos mais famosos museus e teatros da região. Pode parecer pouco, mas esta região requer um passeio de, pelo menos, uma manhã ou tarde (ou até um dia inteiro, caso você decida entrar nos museus).




Eu fiz tudo com muita calma nesta dia. Tinha tempo em Los Angeles e estava bem cansada de dois dias anteriores viajando bastante.



  • A CALÇADA DA FAMA ("WALK OF FAME")
A calçada da fama é o principal marco do bairro de Hollywood. A idéia surgiu em 1953, quando o presidente da câmara da comércio de Hollywood decidiu realizar uma construção inovadora e simbólica para o local. Depois um período de estagnação, a calçada foi concluída em 1960 e a primeira celebridade a receber uma estrela foi Joanne Woodward. 

As 8 primeiras estrelas inauguras ficam entre as esquinas da Hollywood Boulevard e a Highland avenue. 



Atualmente, o local conta com mais de 2.000 estrelas! A maioria dos homenageados são do ramo cinematográfico, seguido pelo televisivo. 

O detalhe é que cada estrela apresenta um símbolo, que se associa ao ramo de trabalho do homenageado.



O único homenageado com estrelas nas cinco categorias é Gene Autry. E a celebridade mais nova da história a ganhar uma estrela foi a cantora Britney Spears, aos 21 anos de idade. 



Michael Jackson tem duas estrelas na mesma categoria. Uma referente às performances solo e outra pelo Jackson 5. O mesmo acontece com Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Star, dos Beatles. 



Cada celebridade selecionada para ser homenageada deve desembolsar a quantia de 30 mil dólares para a construção de sua estrela. Algumas, inclusive, já tiveram suas estrelas retiradas ( e depois restauradas) para a construção do metrô de Los Angeles. 

Nada melhor que começar o passeio em Hollywood pela Calçada da Fama. Embora haja divergências sobre sua extensão em quilômetros (entre 2.1 - 3.5 km), sabe-se que a calçada se extende por quinze quadras da Hollywood Boulevard. 

Eu recomendo começar a visita pelo ponto que me pareceu ser realmente o "início" da calçada, a esquina da Hollywood Boulevard com a Avenida La Brea. 


Obviamente, comecei a explorar a calçada pela La Brea porque meu hotel ficava exatamente naquela esquina. Mas ali vi estrelas que realmente marcam o início da calçada. Além do mais, o maior número de estrelas de celebridades mais conhecidas fica entre a La Brea até mais ou menos a metade da calçada, na altura da Withley Avenue. Então, se você tiver pouco tempo para conhecer e não quiser percorrer tudo, o ideal é começar pela La Brea mesmo. 

Meus amores, haha








Falamos o tempo todo no singular, porém o correto seria "as calçadas", já que as estrelas estão dos dois lados e não tem como dizer qual lado é melhor. As estrelas são bem espalhadas pelos dois lados. Então, se você é fã de alguém e quer saber a localização exata de sua estrela, recomendo o site seeing-stars, que mostra o lugar certinho e ainda vários outros pontos de locações pela cidade. Eu não utilizei. Levei a cola, mas achei Hollywood um lugar tão único que eu realmente deixei um dia inteiro para a Boulevard, então não tive a menor pressa.



Mas e a questão da "falta de glamour" da calçada, existe mesmo ? Honestamente, sim e não. É bem verdade que o local não é o mais limpo da cidade (aliás está beeem longe disso), tem alguns mendigos e não se parece tanto com o que vemos na TV na entrega do Oscar. 



Mas por outro lado, você está no coração de Hollywood e vai se preocupar com isso!? Eu ignorei tudo e sentei no chão pra tirar a foto que queria com minhas estrelas haha. Coloquei as mãos nos moldes do teatro chinês e adorei o lugar. É verdade que não é tão glamuroso, mas estar em Hollywood (ainda mais para cinéfilos, como eu), no local onde ocorre a maior premiado do cinema da história,  é indescritível. 

  • TEATRO CHINÊS (CHINESE THEATRE)
É importante sabermos diferenciar entre as estrelas cor de rosa da calçada da fama e as marcas de mãos de celebridades. As estrelas estão dispostas bilateralmente pelas 15 quadras das calçadas. As marcas de mãos e pés, apenas em frente ao Teatro Chinês.


Localizado no número 6925 da Hollywood Boulevard, o cinema é um dos mais famosos do mundo, não apenas devido à sua alta tecnologia, mas principalmente, por ser casa das marcas de mãos, pés e assinaturas de celebridades desde 1927. 



Atualmente, são mais de 200 impressões. Tom Hanks, os astros de Crepúsculo (Robert Pattinson, Kristen Stewart e Taylor Lautner), de Harry Potter (Ruper Grint, Emma Watson e Daniel Radcliffe) e até as patinhas do leão da abertura dos filmes da MGM estão lá.



Logo na entrada, uma televisão fica passando um filme com alguns momentos dos astros deixando suas marcas históricas na calçada do teatro. Eu adorei



O teatro também é aberto à visitação, mas confesso que não me encantou e acabei passando. 

  • DOLBY THEATRE ( " O TEATRO DO OSCAR ")
A casa do Oscar também abre suas portas para os turistas com tour de horários marcados. Eu fui e conto tudo no próximo post. Mas já adianto que AMEI a experiência. 

  • SHOPPING HOLLYWOOD & HIGHLAND
Este shopping é lar do Dolby Theatre, interligando-o com o Chinese Theatre. O shopping tem lojas ótimas, como a Victoria Secrets e uma vista incrível para o letreiro de Hollywood. 

Para não ficar muito grande, preferi falar do shopping no mesmo post que o Dolby Theatre, que já está pronto e será divulgado em breve.

  • VISTA DO LETREIRO DE HOLLYWOOD
Que o shopping Hollywood & Highland oferece uma vista ótima do letreiro isso todo mundo sabe. Mas a verdade é que da própria Hollywood Boulevard você já começa a ter um gostinho do letreiro. Mas especificamente falando, da esquina com a avenida Cahuenga. Daí em diante, são várias aparições do letreiro.


  • BÔNUS 
Outros marcos da Hollywood Boulevard são o cinema El Capitan (um dos mais antigos da região, inaugurado nos anos 20), o Hollywood Museum (museu com várias curiosidade do cinema e figurinos), o prédio do Capital Records e as várias lojas de souvenires e roupas da região. 





Ah, e você ainda encontrará várias "celebridades" perambulando pela rua, cobrando alguns trocados por uma foto. Se tratam de vários "covers", foi onde vi a imitação mais perfeita do maluco do filme "Se beber não case", com direito à bebê e tudo. 

Mas se você prefere algo mais rebuscado, várias lojas oferecem photoshops PERFEITOS de fotos suas com celebridades. Não cheguei a comprar, mas olha que eu mexo com photoshop e sou chata com fotos, mas tenho que dar o braço a torcer que a montagem fica perfeita! 













Nenhum comentário:

Postar um comentário