sábado, 11 de fevereiro de 2017

Roteiro de uma tarde na região de Montjuic, Barcelona

Montjuic é uma das altas colinas da cidade de Barcelona. São quase 200 metros, com uma vista linda da cidade. 

A intenção era ir até lá de teleférico (que sai de Barcelona), mas estava fora de utilização (assim como várias outras coisas em Barcelona, afff). Fui então de metro até a estação Plaza de Espanha. 


A praça por si só já impressiona pela imponência. E logo ali ao lado está o shopping "Arenas de Barcelona", localizado no prédio que, o passado, serviu como arena de touradas. 

Plaza de Espanha e o shopping


Segui pela Av. de Maria Cristina, passando pelo congresso e as fontes, até chegar as escadas rolantes, já próximas do Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), que parece até um castelo de tão lindo. 





Aqui eu cometei um grande erro: ao invés de seguir para a fundação João Miró e o teatro grego, segui para a direita, em direção ao Poble Espanhol. 

No caminho, a vista da Sagrada Família


Construído em 1929, o Poble Espanhol é um museu à céu aberto cuja temática é a própria Espanha. Nessa pequena "cidade" foram representadas diversas regiões do país, em termos de arquitetura, culinária, artesanato, etc. 



Ao todo, são 117 edifícios, diversas praças e mais de trinta artistas com apresentações culturais. O local ainda conta com um pequeno museu de arte moderna, com obras de Picasso, Dali e Miró. 






Tudo isso parece incrível, né?! Era um dos locais que eu estava louca para conhecer na cidade. A verdade é que a proposta do museu é maravilhosa mas esperava muito mais. Ok, a comida estava deliciosa. Ok, os lugares me lembraram várias regiões da Espanha. Ok, está bem próximo do Montjuic e dá para conjugar os dois passeios. Mas achei o Poble muito "abandonado". Vários estabelecimentos fechados, muito pouca gente visitando. Parecia que faltava vida ali. Não me arrependo, mas não consideraria essencial em caso de pouco tempo na cidade. 



O museu se localiza na Avenida Francesc Ferrer i Guàrdia, 13.  O preço do ingresso é de 13 euros. 

Saindo do Poble, segui para a antiga cidade olímpica dos jogos de 1992, ocorridos em Barcelona. Foi lá que o Brasil ganhou a medalha de ouro no vôlei masculino. 



Estão abertos a visitação o estádio e os ginásios. Mas já de fora podemos ver as pistas de atletismo e a torre de Calatrava. 






Na volta, fui até  Museu Nacional de Arte Moderna da Catalunha para ter uma vista panorâmica das fontes do Montjuic, outra coisa que estava louca para ver. Esperei horas num frio horrendo (com muito chá e chocolate quente) até que após um atraso significativo recebemos, informalmente, a notícia de que o espetáculo estaria cancelado aquela semana! Que raiva 




A região do Montjuic é perfeita para o passeio de uma tarde. Se possível, trocaria o Poble pelo Castelo e a Fundação de Miró. Mas, mesmo assim, valeu muito a pena e repetiria. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário