terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Roteiro de 1 dia em Lisboa

O dia começou cedo, fomos de metro até a estação do Baixo Chiado, para visitar o centro antigo de Lisboa.


CAFÉ "A BRASILEIRA"

Primeira parada do dia, o café fundado em 1905 vendia originalmente café brasileiro legítimo, o que atraia muitos portugueses na época. Fernando Pessoa era um de seus frequentadores assíduos e, como homenagem, hoje podemos encontrar uma estátua do poeta bem na porta do café.

O endereço completo é Rua Garret, 120


ELEVADOR DE SANTA JUSTA

Também conhecido como "Elevador do Carmo", o elevador inaugurado em 1902 é hoje um dos marcos da parte histórica de Lisboa.




O elevador liga a rua do Ouro à rua do Carmo e a bilheteria funciona bem em sua base. Enfrentei uma pequena fila e logo estava subindo. Você pode comprar subida e/ou descida. O custo é de 5 euros por pessoa e o trajeto super rápido.




É importante ressaltar que o ingresso refere-se apenas a subida no elevador. Caso queira ir até o miradouro de Santa Justa, deve-se pegar mais apenas 1.50 euros e enfrentar uma escada em caracol (a mesma usada para subida e descida, e que estava um tumulto quando fui).



Vale super a pena ir até o miradouro. Aliás, me atrevo a dizer que ele é a graça do elevador. Dali de cima podemos ver o Castelo de São Jorge, a Praça do Rossio, Praça do Comércio, o rio Tejo e grande parte da Lisboa antiga.


Praça do Rossio


Parque Eduardo VIII


Castelo de São Jorge ao fundo




Ao lado do elevador de Santa Justa, bem no Largo do Carmo, estão as ruínas do antigo Convento do Carmo.

O convento, que já foi um dos principais templos góticos da cidade, começou a ser "destruído" no século XIV, porém, foi somente no grande terremoto de Lisboa, em 1755, que o local ficou em ruínas.





Atualmente, o local é aberto a visitação (incluindo o museu), ao custo de 3 euros.

Optei por não entrar e segui meu passeio pelo fofo Largo do Carmo até chegar à Rua da Misericórdia.


Largo do Carmo

No caminho ...




MIRADOURO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Se tem uma coisa que Lisboa não nos deixa devendo é em número de miradouros. São vários espalhados pela cidade.

O Miradouro de São Pedro de Alcântara, construído em 1864, fica ao lado da calçada da Glória, famosa pelo "elevador da Glória", um bondinho amarelo que faz o percurso de subida. Infelizmente estava desativado quando visitei.






O miradouro é bem espaçoso (ao contrário do miradouro de Santa Justa) e repleto de bancos e jardins. Oferece uma linda vista da cidade e também ideal para uma parada estratégica no caminho.


PRAÇA DOS RESTAURADORES

Saindo do miradouro, segui para a praça dos Restauradores, no fim da Avenida dos Aliados.
Ps.: Se quiser, pode subir a Av. dos Aliados até a Praça Marques de Pombal e o parque Henrique VIII, algo que fiz no dia anterior.





Na praça fica o Hard Rock Café e o Palácio Foz.


PRAÇA DOM JOÃO IV (ROSSIO)

Nesta praça estão algumas das várias lojas de Lisboa, além da estação do Rossio, uma das mais importantes da cidade.

A praça é local de grande variedade de restaurantes, lojas de souvenires e um local bastante central em Lisboa. Dali é possível caminhar até os principais pontos turísticos do centro histórico.





Depois de almoçar, segui para o Largo de Santa Luzia, onde peguei o bonde amarelo até o Castelo de São Jorge.


CASTELO DE SÃO JORGE

Andar de elétrico, nome pelo qual são conhecidos os antigos bondes de Lisboa, é um típico passeio turístico. O problema é que foi um programa de índio. Peguei um elétrico muito lotado, que sacolejava horrores, mal deu para fotografar e quando menos esperei já estava na entrada do castelo. Foi uma experiência única e não me arrependo, mas não vá esperando grandes coisas haha

Apesar de resquícios histológicos de habitação local datarem de antes de Cristo, o castelo foi construído apenas no século XI, pelos muçulmanos após invasão ibérica e serviu de homenagem à São Jorge, padroeiro das cruzadas, apenas no século XIV.




Localizado em área estratégica, o castelo possui altos muros e torres, com uma vista privilegiada para o rio Tejo e o centro histórico.







Foi finalmente em 1910 que a atração foi classificada como monumento nacional, e cerca de 20 anos após, obras de restauração foram iniciadas, ajudando a tornar o belo local o que vemos hoje. Em 2014, o local alcançou a marca de mais de 1 milhão de visitantes, a maioria estrangeiros.









Obs.: o ideal é visitar o castelo ainda durante a luz do dia. Isso ocorre porque lá dentro há uma espécie de "planetário", em que conseguimos ter uma visão da cidade com efeito da luz.


PRAÇA DO COMÉRCIO

Desci as ladeiras do Castelo à pé em direção à Praça do Comércio, também conhecida como "Terreiro dos Paços"

O local, que já serviu de palácio real, hoje é cercado por restaurantes e lojas, à beira do rio Tejo. Fui no inverno e tinha uma grande pista de patinação local.






Dica: o restaurante "Museu da cerveja" tem um excelente pastel (bolinho) de bacalhau com queijo da Serra da Estrela. O restaurante apareceu no programa "Lugar Incomum", da Didi Vagner (Multishow). Estava com a viagem marcada e anotei várias dicas dos episódios, todas testadas e aprovadas! haha



Saindo da praça, terminei meu dia na loja "Garraferia Nacional" (Rua de Santa Justa, 18) para compras vinhos. Ótimas opções e preços excelentes. Todos chegaram no Brasil em perfeito estado e foram bastante elogiados.













Nenhum comentário:

Postar um comentário