domingo, 19 de fevereiro de 2017

Roteiro pelo bairro de Belém, Lisboa

O dia começou com uma chuva torrencial, o que me fez adaptar meu roteiro.  Comecei indo de ônibus até o Palácio Nacional da Ajuda, na região de Alta Ajuda.


PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA 

Em primeiro de novembro de 1755, a cidade de Lisboa foi sacudida com um intenso terremoto, que culminou na destruição de vários pontos turísticos na região beira-mar.






A família real se encontrava no bairro de Belém e nada sofreu. Porém, o rei Dom João V, temeroso sobre novos tremores, resolveu iniciar a construção de um novo palácio real na região de Alta Ajuda, que havia permanecido intacta após o tremor.

A construção do palácio em estilo neoclássico foi concluída em 1761. Foram proibidas construções de alvenaria, pois o rei queria algo resistente à possíveis abalos sísmicos. Em 1910, foi instaurada a república em Portugal, e o palácio transformado em museu.







A visita custa cerca de cinco euros e dura aproximadamente 2 horas. Fotos são permitidas tanto na área externa quando na área interna, porém flash e filmadoras são proibidos.



Uma guia simpática nos explicou bastante sobre a história do castelo.



MUSEU NACIONAL DOS COCHES 

Saindo do Palácio Nacional, segui para o museu dos coches (carruagens), que queria muito visitar. Mas era uma segunda-feira e eu esqueci por completo que vários museus em Lisboa fecham neste dia. Dei de cara com portas fechadas.




MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS 

O monumento em arquitetura manuelina foi erguido em 1501, financiado com o lucro obtido por Vasco da Gama com as especiarias. Mais uma decepção: estava em reformas e não consegui entrar.





Acho que acordei com o pé esquerdo neste dia ...


PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS 


As margens do rio Tejo, localiza-se uma das obras mais recentes ali construídas. Datando de 1960, o Padrão dos Descobrimentos é um monumento em homenagem à morte de Henrique, o navegador.





É super legal tentar imitar as posturas dos antigos navegadores. Ali ao redor, temos uma vista incrível da ponte 25 de Abril e há ainda um mapa mundial simbolizando os principais países conquistados pelos portugueses na época das grandes navegações.







Depois de chegar, li na internet (desculpe, mas não me lembro onde), que há uma passagem subterrânea que permite subir até o monumento. A vista deve ser incrível


TORRE DE BELÉM 


Erguida em 1514, a Torre de Belém fica próximo ao Padrão dos Descobrimentos, também as margens do rio Tejo.



Construída com objetivo de proteger a cidade contra ataques marítimos de inimigos, hoje a torre é símbolo do poder português nos anos de 1500.

Seu interior também está aberto à visitação.


PASTÉIS DE BELÉM 

Localizado na Rua da Junqueira, logo atrás do Jardim de Belém, a pastelaria é o maior símbolo do local.



Os pastéis são incríveis e realmente não tem igual !!!

Em breve post completo sobre toda a minha experiência com a culinária portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário