segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Qualquer hora em Paris

Se me perguntarem qual o ponto turístico mais legal de Paris eu vou ficar em dúvida. Se a mesma pergunta for feita para outra pessoa,a resposta dela será diferente da minha. É que Paris tem tanta, mas tanta coisa legal pra ver e fazer que fica muito difícil dizer qual o melhor , depende do gosto de cada um ...


Antes de mais nada, a quantidade de atrações que deve-se ver na cidade depende do número de dias que vc vai passar por lá. Eu, por exemplo, quando tenho pouco tempo numa cidade, corro de museus, não por não gostar, mas pq prefiro conhecer a cidade em si, andar, andar e só chegar no hotel de noite.

Bem, mas se tivesse que fazer uma lista dos lugares mais legais de Paris, não deixaria os abaixo de fora 

Torre Eiffel : é o símbolo de Paris e um dos monumentos mais clichês do mundo inteiro. Todo mundo sabe onde fica, mas o que pouca gente sabe é que foi um norte-americano responsável pela construção da Torre ( e, em troca, os nova iorquinos ganharam de presente dos franceses, um outro monumento pouco famoso por lá, uma tal de Estátua da Liberdade haha) . Ou ainda que, durante a segunda guerra mundial, os franceses cortaram as cordas dos elevadores, para dificultar a subida dos nazistas ? A torre é repleta de história, nos seus quase 325 metros de altura.
A torre possui 3 andares ( o preço dos ingressos varia se for até o 2º andar, ou até o 3º) e vale super a pena ir até o 3º andar. Lá em cima, tem um terraço, de onde é possível ver toda a cidade e as distâncias e direções para várias outras cidades do mundo, incluindo Rio e São Paulo.

Vista do 3º andar


                                                        Vista da Torre, de noite



Uma dica bem legal é subir na torre no fim do dia. Se for no verão, deixe para subir por volta das 19h ( a fila é graaaande), tire muitas fotos lá de cima e desça por volta das 21h. Esteja no chão as 22h para ver a mudança de luzes, é lindo , emocionante !!!



Musée de Louvre ( Museu do Louvre) : Lindo, absolutamente lindo. Lá, temos a pirâmide do filme " O Código da Vinci " , inúmeros quadros (incluindo a Monalisa), estátuas ... Vale a pena ir, apesar de ser grande. Para ingressos e informações, visite o site oficial







Pra quem esperar ver a Monalisa enorme, pode se preparar pra desencantar. Há mil outros quadros maiores, mas ela ainda continua sendo uma das maiores referências do museu.


Musée des Invalides ( Museu dos Inválidos) : é aqui que se encontra o corpo de Napoleão Bonaparte. O mais interessante é que Napoleão era um homem pequenininho e seu "caixão" é gigantesco e fica baixo do nível principal do museu, diz-se que ele mandou construí-lo assim, pois desta maneira temos que nos curvar para vê-lo , logo, a idéia era que mesmo depois de morto, seus súditos continuariam reverenciando-o.




Arco do Triunfo e Champs-Elyssees : a Champs-Elyssees é uma avenida grande ( tanto em largura quanto em extensão) , cheia de lojas e umas avenidas que "desagua" no arco do triunfo, um momumento gigantesco construido por onde de Napoleão Bonaparte, para seu casamento.





Catedral de Notre Dame : linda, fica no quartier latin ( ou bairro Latino), um lugar super legal, com várias lojinhas de souvenirs, lanches, ... bem em frente, tem um ótimo restaurante a la carte.





Passeio de barco pelo Rio Senna : quer ver tudo de uma vez só ? É só pegar um barco, um daqueles cruzeiros de 1h pelo Rio Senna. Claro que não é a mesma coisa de ver os lugares a pé, não é melhor nem pior. É apenas mais uma maneira de explorar a cidade. Acho muito válido, é tão clássico de Paris fazer isso, é um passeio que nunca deixo de fazer.



                                                                     Nosso barco

Catedral de Notre Dame, mais bonita neste ângulo.

Antigo palácio real, antes da construção de Versailles.




Sacre Coeur : a igreja é um símbolo católico na cidade. Muito bonita. Só chamo a atenção para os degraus ( são muuuuitos, vá com calma haha) e para alguns camelôs que tentam, muitas vezes contra nossa vontade, fazer pulseirinhas por um valor absurdo. 



Galeries Lafayette : ótimo para compras


Musée D'Orsay : muito famoso por seu relógio. Particularmente, não achei um dos melhores museus da cidade, não.

Praça da Concórdia : uma enorme praça de carros, onde foi morta a Rainha Maria Antonieta.



Outro passeio que acho indispensável é até o Palácio de Versailles, que fica a 27 km da capital francesa. Em breve, post sobre o local.

4 comentários:

  1. Quero muito ir a Paris! Talvez vá para o ano.
    O problema é que é uma cidade cara!
    Gostei muito do teu blog :)
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Sim, Paris é cara pois é bem turística.
    Mas vale muito a pena.
    Obrigada, qualquer informação ou sugestão é só falar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou gostando muito das dicas! Vou em novembro e passo 5 dias. Qual a melhor região da cidade para me hospedar? Outra dúvida: como chegar até o palácio de Versailles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bárbara.
      A região depende bastante, mas o ideal é ficar na parte mais central da cidade, até o 14º arrondissement . Se vc abrir um mapa no google vai ver uma círculo na cidade, é justamente esta região que te falei.
      Eu já fiquei nos bairros de Bagnolet e La Villete, que não indico nenhum deles. Bagnolet era longe do centro e La Villete eu me sentia muito segura, apesar de mais próximo.

      Quando a Versailles, antes de mais nada : não deixe de ir, é maravilhoso.
      Fui de ônibus de excursão as 2 vezes, porém, pelas informações que vi na internet, o melhor é ir de trem ( cerca de 40 min.) a partir da estação de Gare Montparnasse (Paris) até a estação de Versailles.

      Boa viagem !

      Excluir